quinta-feira, 14 de agosto de 2008

31 semanas: eco + consulta

Quarta foi dia de eco e consulta.
O Manuel pesa 1800kg e a Madalena 1776kg. Ele está no percentil 61 e ela no 55. A médica ecografista diz que se estão a desenvolver como se eu tivesse um só bébé na minha barriga. Estão GRANDES!!!!
Estão os dois sentados. Desta vez foi ele que escondeu a cara, mas ela até fazia pose, virada para nós e a mostrar o narizinho arrebitado.
A obstectra mandou continuar o repouso e a saída 1 só vez por semana, pequenas distâncias.
Quanto ao parto, que estava programado para as 37 semanas, a 21 de Outubro, foi antecipado para as 36 semanas, ou seja a 14 de Outubro. A minha barriga está tão grande, que quando a médica fez a medição do útero deu 43cm e diz ela que numa gravidez de termo normalmente a medida é 34cm. Que grane barrigão!!!!!!!!!!!!
Não tenho anemia, nem diabetes, nem tensão alta, bom liquido amniótico, está tudo óptimo.
Agora volto à consulta a 2 de Outubro, às 34 semanas.
Já só faltam 5 semanas, para os conhecer.

30 semanas e 6 dias = 7 meses

Chegamos aos 7 meses...
Não tem sido fácil, sempre em casa e dependente de tudo e de todos.
As roupinhas estão lavadas, o quarto e os berços ficarão prontos no próximo fim de semana.
No sábado visitámos o Hospital da Cruz Vermelha e adorámos tudo, desde o atendimento às instalações. Só ficámos apreensivos com o facto de nos terem dito que o ideal seriam eles nascerem depois das 35 semanas, porque o serviço de neonatologia deles ainda não estar preparado para bébés que não tenham maturidade pulmonar.
Mas, se Deus quiser, eles nascerão na altura certa, já tive uma conversa com eles e espero que me tenham ouvido :).
No domingo passado começaram a inchar os pés e hoje acordei com o nariz e a boca inchada, mas as tensões andam boas e se eu já comia tudo com pouco sal, agora cortei mesmo pela raiz.
Estamos desejosos que chegue 4ª feira, para os vermos e sabermos como estão. A barriga cresce, estou enorme, só barriga e maminhas, mas já não tenho posição para dormir e se dou mais de dois passos canso-me muito e começa-me a doer as virilhas, tudo musculo. Também, para quem só sai uma vez por semana.
Não estou a conseguir colocar uma foto da minha barriga. Vou tentar mais logo.
Até lá mais um pouco de descanso, que já falta pouco para as 37 semanas.

27 semanas e 2 dias

Chegámos às 27 semanas.
A barriga cresce e a diferença das 22 para as 26 semanas é enorme.
Espero que eles estejam bem e a crescer também. Lá mexer, mexem.
Continuo com o meu repouso e esta semana só vou sair sábado. O M. está fora em trabalho e eu não quero que aconteça nada (lagarto, lagarto, lagarto).
A azia decidiu começar a visitar-me com mais frequência, ontem à noite foi demais, nem amêndoas, nem kompensan, nada me tirava a a maldita azia. Hoje estou bem melhor :)

Ontem, com a ajuda da minha sogra, decidi pôr cá fora todas as roupinhas tam. 0 que tenho para eles. Claro que terei de comprar mais, principalmente os interiores. Tudo a dobrar, claro está.
Mas as coisas estão-se a compôr, sábado, vamos ao IKEA vêr as caminhas e a cómoda, porque os berços para os primeiros meses já cá estão em casa, bem como o fraldário. O tecido para os cortinados já chegou e no fim do mês começa tudo a ser feito.
Eu sei que sei sou de ideias fixas, mas meti na minha cabeça que até ao final deste mês haveria de ter quase tudo pronto. É que a 2 de Setembro, faço as 30 semanas, ou seja os 7 meses, acho que vou ficar mais pesada e não quero andar na rua à procura de coisas e a stressar, quero estar o mais tranquila possível, não vá eles quererem vir cá para fora mais cedo (espero que não).
Até agora tenho conseguido cumprir o que planeei. E ainda tenho 3 fins de semanas até Setembro. Haja dinheiro, que coisas lindas para comprar não faltam.

Hoje fico por aqui. Vou voltar para o descanso.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sim, estou grávida!!!

O meu último post foi a 15 de Fevereiro. O título dizia “Um trevo da sorte pra mim”.

Parece que resultou…

O ciclo para a 5ª ICSI, foi para mim o mais rápido de todos.
A punção foi a 18/2, foram retirados 12 ovócitos. Destes 12 apenas 8 estavam “maduros” para serem fertilizados e foi isso que aconteceu. Na 5ª feira, tinhamos 3 bons embriões para transferir. Eu ia calma, mas antes da transferência, conversámos com a bióloga, sobre os embriões, os tratamentos que já tinhamos feito e… não aguentei, foi impossível conter as lágrimas. Numa fracção de segundos, o filme da nossa vida, da nossa luta para ter um filho passou na minha cabeça. Afinal, já era a 5ª ICSI.

A transferência correu bem, “sempre a direito” como a diz a médica. A 1ª BHCG estava marcada para dia 3 de Março. Estes 12 dias de espera passaram a correr. Desta vez tive o meu marido sempre comigo. E acho que foi graças à sua presença que nem dei pelos dias passar. Sempre deitada, com as pernas levantadas, a mantinha a barriga e a comer gelatina, nunca comi tanta gelatina como nestes dias.

Na 6ª feira, dia 29/2, numa das minhas idas ao wc, comecei com as perdas castanhas, não eram manchas, eram uns “fios” castanhos. Claro, que pensei que teria mais um negativo, até porque não era a primeira vez que isto me acontecia.

Na 2ª feira, lá fui fazer a análise, cedinho, às 8h00 já estava à porta do laboratório. Pedi para darem o resultado até às 12h00, expliquei que estava com algumas perdas e como tinha tido a gravidez não evolutiva em Setembro, queria ter o resultado rapidamente.

O resultado chegou às 11h00. Recordo-me de ter dito à recepcionista que não era preciso fechar o envelope. As minhas mãos tremiam, e quando vi o resultado, nem queria acreditar: 182.3 – POSITIVO.

As minhas tremiam tanto quando liguei ao meu marido e lhe contei a boa notícia. Apesar de feliz, sentia-me ao mesmo tempo assustada, porque os fios castanhos continuavam.
Quando entrei no carro e liguei o rádio a 1ª música que ouvi foi Michael Bublé, Everything. uma das minhas músicas preferidas.

No dia seguinte repeti a análise e o valor subiu, não tinha que duplicar, mais uma espera à porta do laboratório e o valor foi de 247.3.

As palavras da médica eram que estavamos a ir por um bom caminho. Mas no dia seguinte tive uma pequena perda de sangue e repeti a Beta na 5ª feira, aqui o valor tinha de duplicar e duplicou para 523.1.

Repouso e nova beta, consulta com eco a 17 de Março. O valor da beta subiu para 23277.5.
A eco mostrou 2 saquinhos, ou seja iamos ter gémeos. Lá vimos 1 coração a bater e o outro apesar de não vermos bater estava bem agarrado.
Sentimos uma alegria imensa, mas ao mesmo tempo contida. Tinhamos medo, muito medo, porque as perdas castanhas continuavam.
Recomendações da médica: repouso e mais repouso.

Às 8 semanas conseguimos ver os 2 embriões e os 2 corações a bater muito.
A recomendação de repouso mantêm-se.

O nosso maior susto aconteceu às 12 semanas, na madrugada de 5 de Maio, quando acordei com uma enorme hemorrogia. Lá fomos para as urgências da MAC, resultado: descolamento da placenta de um dos bébés e possibilidade de o perdermos. Nem queríamos acreditar.
O sangue era tanto, tanto, que me escorria pelas pernas abaixo. Lá fiquei, no SO, durante 17 horas a tentar estabilizar. E tomei a injecção dos anti-corpos, porque o meu tipo e sangue é negativo e eu poderia estar a rejeitar um dos bébés.
E depois em casa, só me levantava para ir ao wc, mais nada.

A 14/05, com 14 semanas, fizemos a eco do 1º trimestre, lá estavam os nossos bébés a mexer muito, com boa vitalidade cardíaca e nesse dia ficámos a saber que um deles seria um rapaz.
A médica continuava a recomendar repouso, repouso e mais repouso e saídas só para consultas e exames.
Tive de lhe pedir autorização para ir ao baptizado da minha afilhada e lá foi chegar, sentar e não sair dali.

Só às 14 semanas é que decidimos contar à família e porque tinhamos o baptizado, senão teriamos escondido por mais uns tempos.

Senti-os pela 1ª vez no dia 12 de Junho, com 18 semanas. Uma sensação estranha, pareciam “gases”, mas tive a certeza que eram eles.

A 1ª eco morfológica, às 19 semanas e 1 dia, foi a 18/6, ambos no Percentil 50 e além de tudo estar bem soubemos que o outro bébé será uma menina.
Vamos ter um casalinho.

A 2ª eco morfológica, às 23 semanas e 2 dias, confirmou que será um casal, que ambos continuam no Percentil 50 e estão a desenvolver como se só de um bébé se tratasse.

Ó Meu Deus até onde vai crescer a minha barriga?

Hoje, dia 6 de Agosto, estamos com 26 semanas, ou seja 6 meses. A barriga cresce e eles mexem tanto!!!

O repouso mantêm-se e saídas só uma vez por semana, sem abusar que eu já estou a aproveitar para fazer compras.

Não podemos dizer que estamos serenos e seguros. Não, não estamos, estamos felizes por dentro em breve termos aqui em casa dois coelhinhos, mas acho que só vamos descansar quando os tivermos nos nossos braços.
Afinal foram quase 5 anos de tentativas, 5 ICSIS e esta gravidez não tem sido fácil.

Um dia de cada vez e amanhã será outro.